Dicas para blogueiras: organizando o blog!

De uns tempos pra cá, venho pensando mais e mais nas coisa aqui do blog. No ano passado tive muitas mudanças na minha vida, e confesso, as mudanças que eu pensei que iriam ser ruins, foram maravilhosas. Por isso, eu sempre digo, que mudanças nunca são ruins! E, claro de todas as mudanças boas, foi ter mais tempo disponível para o blog. Passei a criar mais posts, a tirar mais fotos e deixá-lo realmente com minha cara. E, tenho certeza que muitas outras coisas boas virão. pensando nisso resolvi fazer uma listinha pra quem é blogueira iniciante e está com dificuldades em se organizar, ou ainda de dúvidas em relação a processo criativo, e outras dicas que tenho certeza que vocês vão gostar.

Quando você cria um blog por amor, por gostar de estar ali diariamente escrevendo, falando de assuntos que te interessam, vira meio que uma rotina, o dia que você não escreve parece que está faltando alguma coisa. Eu criei o blog em 2010, e desde então posto quase todos os dias, andei um pouco sem tempo em alguns meses nesses quatro anos de blog por causa de faculdade e trabalho, mas sempre arrumava um tempinho pra escrever aqui, mesmo que fosse pra ninguém ler. Mas, eu me sinto bem fazendo isso, entende? Eu nunca ganhei NADA, pra estar aqui escrevendo e criando post com muito conteúdo e capricho. Se um dia alguém vier me procura para parcerias, ok ficarei super feliz, mas se ninguém nunca procurar, continuarei aqui. Porque quando criei o Lílian com N, não sabia que alguém poderia trabalhar com blog e ganhar dinheiro, até mesmo porque, na época conhecia pouquíssimas blogueiras.

Como disse, na época não quase nenhum blog e não tinha experiência nenhuma, mas depois de quase quatro anos aprendi muito. E sempre que algumas meninas me procuram dou dicas e contribuo com minhas experiências, como nos últimos dias muitas tem me perguntado resolvi fazer uma listinhas de coisas que acho importante. Se  gostarem desse tipo de post, criarei uma série de dicas para blogueiras.

Faça por amor
Gente, já falei e repito, não criem um blog pensando em ganhar coisas e ganhar dinheiro, criem porque gostam de escrever sobre um determinada assunto. Se vocês criam algo pensando em ganhar dinheiro não farão com amor, com carinho e dedicação e sim estarão ali por obrigação. Quando você é obrigado a estudar matemática, por exemplo, e você não gosta dessa disciplina, é legal? Não é né, então pense nisso antes de criar um blog, porque você precisará ficar horas, criando, editando, enfim, tem que gostar.

Leia muito, pesquise muito
Para você ser criativa ou criativo, não é necessário que você nasça com o dom. Criatividade se desenvolve ao longo do tempo. Mas, para isso você precisa ler muito, pesquisar muito, conhecer outros blogs, pesquisar vários sites do tema do seu blog. Por exemplo, se você fala de boa forma, você vai pesquisar sobre pessoas que falam da mesma coisa, revistas, vídeos e tudo relacionado ao assunto.

Escolha o tema que você gosta
A escolha do tema é o fator principal. De que adianta você ir falar de culinária, senão sabe nem fazer uma pipoca? Visito muitos blogs por aí que falam de vários assuntos, assim como é o meu, mas antes de tomar essa decisão veja o que realmente você domina, isso fará com que seu conteúdo seja rico em informações que você mesma (o) escreveu. Porque cópia todo mundo pode fazer, mas escrever de forma clara, objetivo e passando conhecimento, precisa de pesquisa e leitura. E nunca esqueçam, cópia (plágio) é crime! Sem falar que pra mim é falta de personalidade. Se eu percebo que algo é copiado o blog ou site perde de cara, comigo, toda credibilidade. 

Divulgação
Se você deseja conseguir um número X de seguidores, faça com que pessoas conheçam o seu blog, divulgue nas redes sociais, trabalhe em cima disso. Confesso que já fiz, mas não faço mais, é um tal de sigo que sigo de volta em grupos de bloggers no facebook, no instagram, etc.. Hoje, divulgo o meu, mas quero que alguém curta a minha página porque gostou, não porque eu vou curtir a dela, as pessoas muitas vezes curtem e nunca mais volta lá pra ler aquele post que, as vezes, deu um trabalhão.

Estabeleça metas e se programe
Se você deseja fazer um post todos os dias, se programe pra isso. Eu por exemplo, faço uma listinha de coisas que tenho pra fazer durante o dia. Eu trabalho fora, faço academia, estou na autoescola, faço inglês, desenho e ainda crio posts para o blog, já pensou se eu não me programar? Minha vida iria virar uma loucura e nunca faria nada direito. Aproveito os finais de semanas  para tirar fotos de produtos, looks dia dia e todas as fotos que vou precisar durante a semana, aproveito e já edito, pesquiso fotos para usar nos posts, enfim o final de semana consigo adiantar muitas coisas.

Acompanhe as tendências
Ficar de olho em tudo que anda surgindo ou se transformando é essencial. Se criar vídeos vai trazer mais leitores para seu blog, faça. Ah, mas já tem vídeo de tudo o que falo aqui no blog. Tem sim, mas e daí, faça do seu jeito! Por exemplo, se seu blog é de maquiagem, tem muitas blogueiras que fazem vídeos de maquiagem, tem eu sei, mas faça-o mesmo diferente. Inove. Isso, que fará do seu canal um canal diferenciado.

Sobre fotos
Nas fotos, você deve procurar qualidade, não é ter a melhor câmera do mundo não, eu quando comecei tinha uma câmera digital dessas baratinhas e me ajudava muito, hoje com dinheiro do meu trabalho, economizei e comprei uma semi profissional que atende todas as minhas necessidades. Quando você for usar fotos de outras páginas como Tumblr, We heart it, entre outros, padronize essas fotos, se colocar uma na horizontal, coloque todas, se é na vertical, todas na vertical. Na hora das montagens, evite ampliar a foto demais, ela perde o foco e a originalidade. Evite fotos com muitos efeitos, eu acho que perde completamente a personalidade e qualidade da foto. Pra editar as minhas uso esse editor online aqui ou esse aqui. Ambos me satisfazem. pois, não faço grandes edições.

Façam categorias
Usar categorias é essencial, mas, por favor, as use. Gente, a pior coisa é você ver a categoria, por exemplo, "Moda", aí você clica lá e não tem nada. Se não vai usar, pra que tem? Através das categorias a pessoa logo de cara já vê do que fala seu blog e pode se direcionar melhor.

Conheça outros blogs
Conheça outros blogs, faça parte de grupos e, não fique lá só pra divulgar, visite blogs, leias, comente, faça contato com as blogueiras, isso é muito importante. Assim como você quer reconhecimento, outras blogueiras também querem.

Se quiserem mais dicas, deixem nos comentários falando que tipo de dicas querem. Espero que tenham gostado.

Fiquem com Deus e um big beijo!

Comentários