Não é egoísmo, é personalidade!



Hoje começo o texto com uma interrogação para você, que lê este texto parar e refletir antes de continuar a ler. Você abre mão de seus gostos e opiniões por causa de outras pessoas? É isso mesmo, você acha que vale a pena mudar tanto por alguém?

Se sua resposta foi sim, não se torture, acontece sempre que achamos que estamos apaixonadas por algum idiota e que devemos mudar até de time para não correr o risco de perdê-lo. Sempre vejo amigas dizendo “vou pintar a cor do cabelo por ele prefere morenas” ou ainda “vou começar a curtir rock porque minha melhor amiga prefere esse tipo de som”. Sempre tive uma personalidade própria, porém, sempre temos uma fase que achamos que devemos mudar só pra agradar alguém. Mas depois de um tempo você cresce, amadurece e percebe que pessoas não merecem que você faça isso por elas. Devemos defender nossas opiniões (sem partir para a ignorância), quando digo isso, digo que devemos levantar nossas questões e mostrar o que achamos e entendemos de determinados assuntos, ou seja, defender nosso ponto de vista. Mudar a cor do cabelo, ou estilo, ou preferências por um estilo musical não para agradar alguém, e sim para nos agradar. Não é egoísmo, é personalidade. Isso mesmo, gostar de si não é ser egoísta e ter amor próprio. Pra você que muda seu estilo para agradar sua melhor amiga ou porque ela critica a calça colorida que você usa, não se preocupe e jamais deixe de usar, a não ser que você não goste mais dela. No mínimo ela adorou e não tem coragem de usar e, se ela realmente for sua amiga ela não vai deixar sua amizade por sua roupa ou banda que você curte. Pra você que muda tudo por causa do namorado, ficante ou rolo, por favor, não faça isso! Eles não merecem e no mínimo vão acreditar que você cometeria uma grande besteira por causa dele. Eles vão começar a perceber que você não tem personalidade própria ou gosta mais dele do que de você mesma, e faria tudo por ele!

Acredito que o amor e a amizade verdadeira acontecem da maneira que você conheceu a pessoa. Não devemos mudá-la pra nos agradar e sim respeitar suas opiniões, gostos e crenças. Se você tentar criar uma pessoa que satisfaça sua vontade e tenha os mesmo gostos que você, pode ter certeza isso não é um sentimento verdadeiro. Qualquer relação é feita de respeito recíproco! E por isso devemos mantê-lo sempre. Questionar que você não gostou de determinada atitude ou não concorda com determinada opinião é um direito que todos possuem, e para que possamos exigir nosso espaço precisamos respeitar o espaço do nosso amigo, namorado, enfim das pessoas as quais nos relacionamos. 

Então antes de querer mudar alguém, ou antes, de mudar para alguém, veja se isso fará bem a você e às pessoas que estão ao seu redor. E, por favor, não deixe de ouvir seu sertanejo para ouvir aquela banda de rock que seu namorado gosta, assim mostrará a ele que você gosta do que ele gosta e não possui opiniões próprias. Não é isso que fará as pessoas ficarem próximas a você. E acredite, se elas querem que você mude por elas isso não é AMOR, muito menos AMIZADE VERDADEIRA! Ter nossas vontades e ter personalidade.

Comentários