E você, o que quer ser quando crescer?

Ok galera, agora é papo que sempre trás muitas dúvidas! O ensino médio acabando e para o que prestar vestibular? Esse é um tema novo que quero todo mês falar sobre um curso. Eu tive muitas dúvidas e espero que com esse tema consiga ajudar a todos vocês, meus leitores, a conhecerem melhor os cursos, e deixo claro que comentem e deixem dicas, sugestões de cursos que vocês gostariam de ver por aqui! Hoje vou falar do curso que eu faço, e adoro muito: Administração!

 Definição
Administração é o gerenciamento dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização. O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia-a-dia de uma empresa. Ele ajuda a definir, a analisar e a cumprir as metas da organização. Trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais gere recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos. Conduz as relações entre a empresa e os empregados, participando dos processos de seleção, admissão e demissão de funcionários. Implementa planos de carreira e programas de benefícios. Coordena, ainda, os recursos materiais da companhia, controlando a compra e a estocagem de matérias-primas, insumos e produtos finais. No setor financeiro, cuida de custos, orçamentos e fluxo de caixa. Também se envolve com a publicidade e o marketing, na promoção de vendas dos produtos ou serviços da empresa. o administrador trabalha nos mais diversos setores como hospitais, fábricas,  escolas, ONGs, empresas do setor público.

Mercado de Trabalho
O bacharelado em Administração é o curso com o maior número de formandos ao ano. "Todos os anos, milhares de novos profissionais ingressam no mercado de trabalho", afirma Eder Oliveira, coordenador do curso de Administração da Universidade Metodista de São Paulo. Segundo ele, mesmo com toda essa demanda, ainda existe um déficit de profissionais para gerir pequenas, médias ou grandes empresas. O administrador é procurado em todos os setores do mercado seja industrial, comercial, de serviços ou agronegócio. Nas organizações de forma geral, os departamentos que mais requisitam esse bacharel são os de administração geral, recursos humanos, finanças, logística e vendas. A concorrência mais direta vem de profissionais de outras áreas, como Ciências Econômicas e Ciências Contábeis, que complementam a formação com MBA ou especialização em Administração. A Região Sudeste, em especial o estado de São Paulo, oferece as melhores oportunidades e salários. Mas há boa chance, também, em outras regiões. "No Centro-oeste, a maior demanda vem da área de agronegócio. Já o Nordeste está crescendo muito e, com isso, abre boas perspectivas para os próximos anos", afirma o professor Oliveira. A maioria das empresas contrata o profissional ainda durante a graduação como trainee; muitos são efetivados depois de formados. Mas é bom se preparar para um mercado bem exigente. Estar cursando ou ter concluído uma pós-graduação ou MBA é um dos principais requisitos na hora da contratação. Uma dica: aprenda novos idiomas, ajuda muito.

O curso

Em geral, os dois primeiros anos são ocupados com disciplinas básicas, como matemática, estatística, direito, sociologia, contabilidade e informática. No terceiro começam as matérias específicas, como logística, finanças, marketing e recursos humanos. O dia a dia do curso não se limita às aulas expositivas. O aluno cria e analisa casos fictícios e apresenta seminários. Algumas escolas exigem uma monografia de conclusão de curso, além do estágio supervisionado. Duração média: quatro anos.

Melhores faculdades
AM: Manaus Ufam. BA: Salvador IFBA, UFBA. DF: Brasília UnB. MG: Belo Horizonte Ibmec-MG, UFMG. Itajubá Unifei . Lavras Ufla. Viçosa UFV. PR Curitiba UFPR. RJ: Rio de Janeiro FGV, Ibmec-RJ, PUC-Rio, UFRJ. RS: Pelotas UFPel. Porto alegre PUC-RS, UFRGS. Santa Maria UFSM. São Leopoldo Unisinos. SC: Florianópolis Udesc, UFSC. SP: São Paulo FGV-EAESP, Insper Inst. De Ens. e Pesquisa.

Bom galera, pesquisei bastante em diferentes sites, mas uma fonte de muito conhecimento é o site Guia do estudante, lá é possivel de encontrar outras informações sobre vários cursos (foionde tirei muitas coisas para criar essa TAG). Espero que tenha ajudado a vocês a saberem um puco mais sobreo  curso que faço, qualquer dúvida pode pergustar e dar sugestões! E até o próximo E você, o que vai ser quando crescer?

 

Comentários