Vale a pena conhecer: Lomografia

Você provavelmente tem uma câmera fotográfica digital. Daquelas pequenas e quadradas que raramente deixam a foto ficar sem foco. Talvez todos os seus amigos tenham uma também. Isso porque estamos em uma época em que a câmera digital está ao alcance de todos e não é muito caro ou complicado fazer fotos de alta qualidade dos melhores – ou piores – momentos da vida. Por isso mesmo parece estranho que uma câmera russa criada durante a Guerra Fria, que ainda usa os antiquados rolos de filme, esteja fazendo sucesso. Mas, a Lomo é hoje uma febre.

 
HISTÓRIA
 
Para quem não conhece, a Lomo é uma câmera que surgiu na Rússia no começo dos anos 1980 e se popularizou na Europa ocidental graças a dois estudantes vienenses que haviam visitado o então país soviético e voltaram para casa com fotos únicas e divulgaram a existência da máquina. Muito mais do que um meio para registrar um momento posado, no qual todos estão com os seus sorrisos no lugar, desde o começo a Lomo se firmou como um estilo de vida no qual se fotografa o cotidiano e o curioso com essa lente altamente sensível.

Diferentemente das câmeras digitais, ela não impressiona. A maioria dos modelos são feitos de plástico e lembram muito uma câmera de brinquedo, que você não hesitaria em deixar nas mãos de uma criança. E é exatamente por ser fabricada com um material nada nobre e sem acabamento que essa câmera faz fotos que uma máquina digital não consegue reproduzir. Vazamento de luz, distorção da cor e enquadramento inusitado. São essas suas principais características.

O JEITO LOMO DE SER

As fotografias lomográficas tem um ar retrô, de inocência, de tornar cada momento único e importante, assim como as fotos são. Pra muita gente lomografia é um estilo de vida! Tanto que até criaram uma lista de 10 regras de ouro, que são:

1. Leve sua Lomo sempre com você.
2. Use quando quiser – dia ou noite.
3. A Lomografia não interfere na sua vida, faz parte dela.
4. Fotografe sem olhar no visor.
5. Aproxime-se o máximo possível do objeto lomográfico desejado.
6. Não pense.
7. Seja rápido.
8. Você não precisa saber antecipadamente o que fotografou.
9. Nem depois.
10. Não se preocupe com as regras.

As câmeras disponíveis também são super fofas! Olha só essas:

ONDE COMPRAR:
Existem poucas lojas disso no Brasil, entre elas a Toycamera, o site Lomography.com.br e a loja virtual The Having Fun Club (é só você mandar um flickrmail pedindo que eles encomendam pra você). E você já conheciam fotos ou câmeras lomográficas?

Comentários